• novembro 2016
    D S T Q Q S S
    « out   dez »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Arquivos

  • Categorias

  • Link mais acessado

  • Post mais acessado

  • Melhor avaliados

  • Estatísticas do Site

    • 1,654,537 Visitas
  • Site dedicado ao Tricolor

    Este site é dedicado aos que amam o Tricolor Paulista
  • Twitter SPFC

  • RSS Globo

  • RSS DP

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Fotos Tricolores

    Mais fotos
  • Top 30

  • Onde estão os meus Leitores

  • Tópicos recentes

Juiz nega ação que pretendia cancelar monotrilho da Linha 17

Ação impetrada pela Associação dos Amigos da Vila Inah buscava invalidar concorrência da obra

foto: Borelli & Merigo Arquitetura

Não há dúvida que o projeto e execução da Linha 17-Ouro tem sido até o momento uma sequência de erros que culminam com quase cinco anos de obras sem que o início de operação esteja num horizonte seguro. Porém, considerar a linha inútil a ponto de requisitar à Justiça seu cancelamento mostra a que ponto parte da sociedade é capaz de chegar para defender apenas seus interesses.

Impetrada pela SAVIAH, associação dos moradores do bairro de Vila Inah, próximo ao estádio do Morumbi e da avenida Francisco Morato, uma ação pública foi enfim julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no mês passado. A ação civil pedia a invalidação da concorrência enumerando tantos fatores que ficou claro desde o início que não havia ali um motivo justificado para que a cidade, tão carente de transporte público, perdesse um ramal que terá a função de ligar nada menos que quatro outras linhas de metrô e da CPTM.

Na ação de 2010, é questionada a necessidade de um meio de transporte para chegar até o estádio do Morumbi, que até então seria a sede paulista para a Copa do Mundo de 2014. Na visão da associação, a Linha 4-Amarela, que na época ainda tinha como previsão a entrega da estação São Paul0-Morumbi em 2014, seria suficiente para dar conta da demanda do estádio – no fim, a obra saiu da matriz dos projetos ligados ao evento esportivo porque houve a substituição do estádio, como todos sabem. Ironia do destino, o trecho que afeta Vila Inah está sem previsão de sair do papel.

Mas nada disso torna a Linha 17 inútil, afinal não se constroem linhas de metrô ou mesmo um corredor de ônibus focados apenas em algumas semanas de um evento esportivo. Basta ver como a nova Linha 4 do Metrô do Rio tem sido importante para a mobilidade da cidade após o encerramento dos Jogos Olímpicos. A decisão proferida pelo juiz no mês passado considerou “o pleito improcedente, reforça a regularidade da escolha do modal monotrilho, da concorrência internacional e do processo de licenciamento ambiental”, realizados pelo Metrô.

É lamentável que muitos cidadãos paulistanos ainda torçam o nariz para o transporte público. Mal sabem que parte do sofrimento e das dificuldades que enfrentam hoje é causada justamente por uma cidade cuja mobilidade é péssima e que encarece e dificulta a qualidade de vida e a produtividade da região metropolitana. Se o monotrilho cumprirá sua função de transporte de média capacidade, é algo que só saberemos quando as três linhas programadas estiverem em operação. Até lá, atacar o modal é apenas querer adivinhar o futuro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: