Linha 17 ouro

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, deu um novo prazo para a entrega da primeira fase do Monotrilho da Linha 17-Ouro, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM: 2017. A informação foi transmitida no programa Café com Jornal, da TV Bandeirantes.

O motivo do adiamento, de acordo com o secretário, é um problema na construção do pátio de manutenção e manobras, que esta sendo feita sobre um piscinão.

Ainda não existe prazo para as próximas fases da linha, que vão em uma ponta em direção a estação São Paulo-Morumbi, integrando com a Linha 4-Amarela, e na outra em direção a estação Jabaquara da Linha 1-Azul.

Até Diadema

A Linha 17-Ouro, um monotrilho que está sendo erguido na região sul de São Paulo ainda não tem prazo certo para inicio das operações, mas já tem promessas de ir além dos limites da capital paulista, e atingir o município de Diadema. O governador Geraldo Alckmin confirmou nesta semana a extensão. Trata-se de um pedido aceito do prefeito Lauro Michels para contemplar a região com a ligação metroviária.

De acordo com o governador, já foi dada a ordem para seja feito o projeto básico, no entanto não existe previsão do inicio das obras. Na verdade, nem o projeto original da Linha 17 que ligará a estação São Paulo-Morumbi até o Jabaquara tem data para ter canteiros de obras em todo o trecho. Os pilares estão sendo erguidos apenas entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM na Marginal Pinheiros: “Nova licitação deve ser lançada da linha 17 (Ouro do metrô). Demos ordem para que seja feito o projeto básico e funcional, o primeiro passo. Em homenagem à cidade, vai coroar o sistema metroviário. O projeto funcional vai dizer qual será o melhor trajeto a ser utilizado, as avenidas, os locais de menor desapropriação”, disse Alckmin.

No entanto, conforme já foi discutido aqui no Via Trolebus, especula-se que o traçado margeie a Rodovia dos Imigrantes, passando pela Vila Élida e  encerrando o trecho no Terminal Diadema, no Centro. No caso seriam acrescentados mais 5,6 quilômetros de monotrilho, que vão demandar R$ 1,4 bilhão de investimento.

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